Novo projeto de pesquisa: Filosofia e Ética do Direito Penal

O grupo de trabalho Filosofia e Ética do Direito Penal, coordenado pelo Dr. João Paulo Martinelli, tem por finalidade estudar a legitimidade dos processos de criminalização pela ótica dos princípios limitadores do poder punitivo. Dentre os temas abordados estão o moralismo legal, o princípio do dano, os conceitos de bem jurídico e lesão e o consequencialismo.

O foco do grupo é a liberdade individual, um dos direitos fundamentais mais importantes, que só pode sofrer restrição por razões muito relevantes. Desse modo, o grupo fará a leitura de textos e discussões a respeito dos tópicos estudados, com a produção de artigos ao final.

O edital do projeto está disponível aqui.
As inscrições estão abertas e se encerram no dia 30 de Dezembro. Os encontros serão mensais em 2022!

Veja Também

ANAIS DO XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIêNCIAS CRIMINAIS DA PUCRS (CICCRIM)

Os Anais do XIV Congresso Internacional de Ciências Criminais da PUCRS (CICCRIM) estão disponíveis.
Continue lendo >

DIKAION: DIáLOGOS SOBRE DIREITO E JUSTIçA

Dikaion: Diálogos sobre direito e justiça" é a nova iniciativa do Instituto Eduardo Correia. Serão Lives mensais com o objetivo de ampliar e difundir temas ligados à Filosofia do Direito.
Continue lendo >

II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DO DIREITO

Juridicidade e moralidade: repensando as teses de separação e não separação num contexto de pluralidade e vulnerabilidade.


Continue lendo >

NEOCONSTITUCIONALISMO, ATIVISMO E LIBERDADE: RELAçãO DE MEMBROS SELECIONADOS

O grupo de trabalho "Neoconstitucionalismo, Ativismo e Liberdade", coordenado pelo Dr. Fábio Cardoso Machado, tem inscritos de 9 estados do Brasil
Continue lendo >

Associe-se
ao IEDC

Torne-se um associado do IEDC e participe do Instituto.

Diretoria e
conselhos

Conheça as pessoas que formam o Instituto Eduardo Correia.

Este site utiliza recursos como cookies ou armazenamento de dados através de formulários e campos de input. Ao continuar com a navegação você está de acordo com a utilização destes recursos. Caso desejar, você pode verificar a configuração de bloqueio de cookies do seu navegador e não utilizar os formulários deste site.